(Lethicia Coelho / Shutterstock)
O boom da tecnologia e da globalização veio trazer inúmeras mudanças nas nossas vidas, e na área profissional não foi exceção.
Surgem novas profissões e consequentemente novos cursos e bootcamps, como aqueles que encontra na Wild Code School, escola de programação líder na Europa, que através dos seus programas formativos, acompanha as tendências de funções que o setor tecnológico vai criando.
Em qualquer área de negócio, muitas tarefas que antigamente levavam horas e horas a serem executadas foram substituídas por aplicações, sistemas de análise de dados e plataformas.
Numa fase inicial, esta mudança provocou algum choque, contudo, atualmente a sua importância é indiscutível, uma vez que os benefícios que trouxe são incalculáveis.
Um vencimento digno e à altura das suas competências
Outro ponto a realçar nos dias de hoje é a importância de ter um vencimento adequado à responsabilidade e aos conhecimentos adquiridos.
Claro que a satisfação e a realização profissional são muito importantes para nos sentirmos bem, mas quem não gosta de ter um bom ordenado e regalias aliados a essa sensação de bem-estar?
Posto isto, fique a conhecer quais as profissões mais bem pagas em Portugal, e se a sua não estiver na lista, não se preocupe, vai sempre a tempo de mudar.
Procure cursos especializados em escolas como a Wild Code School, e encontre a oportunidade que fará a diferença na sua carteira e no seu futuro.
Vamos então à lista das 5 profissões mais bem pagas:
Diretor-geral na área da saúde
O detentor do primeiro lugar do pódio recebe por ano entre 120.000 e 150.000 euros.
Claro que o valor é muito tentador, mas a lista de competências exigidas está ao nível da quantidade de números do vencimento.
Liderança, resolução de conflitos, capacidade de tomar de decisões são algumas das competências que não podem faltar no currículo de um diretor-geral da saúde.
Outro fator que contribuí para que esta profissão seja a melhor remunerada em Portugal é a exigência de um nível de conhecimento na área da saúde muito elevado. Este conhecimento não pode ser estanque, para ocupar este cargo, o Diretor-geral na área da saúde terá que estar em constante construção e atualização de informações e saberes.
Diretor Comercial
Entre 100.000 e 150.000 euros está o vencimento que este diretor leva para casa por ano.
Se lhe são reconhecidas competências como a capacidade de liderar, de comunicar e de coordenar equipas, então este cargo pode ser seu.
A visão estratégica apurada também faz parte das competências necessárias, uma vez que é decisiva para alcançar os objetivos propostos nas linhas de atuação comercial da empresa.
Esta capacidade de ver para além do óbvio e da atualidade é imprescindível nos momentos de maior crise das empresas, nos quais é necessário criar uma estratégia de recuperação.
Um Diretor Comercial torna as dificuldades em oportunidades.
Chief Information Officer (CIO)
O nome da medalha de bronze é pomposo e o seu vencimento anual não fica atrás: de 110.000 a 140.000 euros.
Estes valores surgem, não só devido às suas responsabilidades, mas também porque o número de profissionais disponíveis ainda é pequeno, e como em tudo na vida, o que é escasso é valorizado.
O Chief Information Officer traz a combinação do conhecimento tecnológico com a capacidade de liderança e de gestão.
Para além de liderarem e gerirem equipas, são igualmente os responsáveis das tecnologias de informação, que vai desde a sua gestão, à implementação e termina na forma como estas são trabalhadas.
Esta é uma das profissões em grande crescimento, devido à tal globalização de que já falámos, e é essencial em quase todas as empresas independentemente das suas áreas de negócio.
Diretor de Centro de Serviços Partilhados
À semelhança da profissão anterior, também esta ainda conta com poucos profissionais especializados, e por isso (e não só) o vencimento para o desempenho das suas funções está avaliado entre os 95.000 e os 120.000 euros anuais.
Esta função requer um elevado nível de experiência, de disciplina operacional. Um Diretor de Centro de Serviços Partilhados transporta em si a responsabilidade de desenvolver as estratégias necessárias para oferecer um serviço ao cliente de alta qualidade.
Com o aumento de centro de serviços partilhados no nosso país, esta é uma profissão que se encontra em crescimento.
Data Analyst / Big Data Specialist
Esta é umas das profissões que surgiu com o tal boom da área tecnológica, e o nível de procura por estes profissionais continua a aumentar constantemente.
Outra caraterística desta profissão é o crescimento profissional que oferece a quem por ela enveredar. Ao começar por ser um Data Analyst, cujo vencimento mensal médio ronda os 1.300 euros terá a oportunidade de ascender à quinta profissão mais bem paga em Portugal, a de Big Data Specialist.
Com um vencimento anual que pode ir dos 35.000 aos 50.000 euros, estes profissionais altamente especializados são os responsáveis pelas análises de dados avançadas.
Para isso, são necessários conhecimentos em tecnologias como SQL, Python ou Machine Learning, capacidades de comunicação e visualização, matemática e estatística.
Estes conhecimentos, bem como as competências a desenvolver podem ser adquiridas através de um curso de Data Analyst, como o que a Wild Code School oferece.
Neste curso, após 3 meses de formação intensiva e inovadora, terá a oportunidade de se tornar um Data Analyst que o mercado tanto procura. Além de adquirir as competências técnicas, em desafios baseados em contexto real, a equipa de career specialists fará com que desenvolva as soft skills necessárias para o mercado de trabalho atual.
Os tempos mudaram. As profissões mudaram. As ambições mudaram, e há que procurar o que o futuro já trouxe para os nossos dias.
Agora que já conhece o vencimento que lhe espera, faça a escolha que lhe trará um futuro brilhante e bem remunerado.
The post Quais as profissões mais bem pagas em Portugal e os respectivos salários? appeared first on Telemoveis.com.