Já lhe aconteceu ter internet estável na sala, mas não ter sinal suficiente no quarto? Este é um comportamento normal da rede, principalmente se a habitação for muito grande ou tiver divisões muito afastadas umas das outras.
Uma das soluções é comprar um router como o Deco X20. Não se vai arrepender. Outra opção é comprar uma powerline. Se não sabe o que é, não se preocupe, vamos partilhar tudo o que precisa de saber sobre esta tecnologia que tem sido tão usada.
Afinal o que são as powerlines?
De uma forma resumida, ter uma powerline em casa é como ter o router original em vários pontos da habitação, o que significa que todas as divisões da casa irão ter internet com velocidade idêntica. Este produto oferece melhores resultados do que os repetidores de sinal.
Mas como funciona, na teoria, a powerline? Estes produtos convertem as tomadas em cabos de rede. E todas as tomadas da casa podem ser potenciais pontos de rede depois da instalação da powerline? A resposta é sim, pode instalar o número de powerlines que desejar.
Por estas razões, as powerlines têm sido a escolha número um de pessoas que vivem em casas maiores, com um grande número de divisões, com paredes mais espessas ou com vários andares.
Como usar uma powerline?
O funcionamento é muito simples! Basta conectar o router a uma das powerlines e ligar a outra numa tomada da divisão desejada. Pode ligar o número de powerlines que desejar porque, a partir deste momento, todas as tomadas são possíveis pontos de rede.
Uma pergunta muito comum é se é possível ligar a powerline a uma extensão e não à tomada da casa e a verdade é que sim, pode, mas o sinal vai-se perder um pouco. O objetivo é que exista o mínimo de interferências para que a powerline transmita o máximo de rede possível.
Existe diferença entre a powerline e o repetidor?
Sim, o repetidor não é tão eficaz como a powerline, embora funcione muito bem em algumas situações. O repetidor, basicamente, conecta-se ao router por Wi-Fi, o que significa que a rede se vai perdendo, não é estável. Este produto funciona bem em áreas menores de 100m2..
A powerline, pelo contrário, liga-se diretamente ao router e a transmissão é feita pela corrente elétrica. Como tal, a rede não é tão afetada. Pode ser usado em habitações maiores e é possível ligar as powerlines que quiser.
A nível de preços, os ampliadores de sinal são mais baratos. Mas, sempre que possível, invista mais um pouco.
As powerlines têm desvantagens?
Sim, claro, começando no preço mais elevado do que outras soluções que existem no mercado. Mas, como já foi referido ao longo do artigo, o preço mais elevado compensa neste caso porque irá obter uma ligação muito mais estável em casa.
Outra desvantagem é que, ao usar powerlines, irá perder uma tomada na divisão porque estes produtos não devem ser ligados a extensões para que não se perca tanta rede. O melhor será ligar a uma tomada que saiba que não vai ser necessária ou numa divisão que não use tantas vezes.
Caso ligue a uma extensão também pode ter alguns problemas porque ao ligar a powerline, todas as outras tomadas se tornam um ponto de acesso, o que pode resultar em interferências nos eletrodomésticos que estão ligados à extensão.
Além disso, partilha a rede elétrica da casa com algum vizinho? Se sim, a velocidade também se pode perder.
Por último, mesmo que as tomadas não resultem em muita perda de rede, isso também pode acontecer, principalmente se a ligação elétrica ou a tomada forem antigas. No caso das tomadas mais recentes, a perda é mínima.
Para concluir, vamos responder à questão inicial. As powerlines ajudam mesmo a melhorar o Wi-Fi? A resposta é sim e nunca mais terá problemas com a rede.
The post As Powerlines ajudam mesmo a melhorar o Wi-Fi appeared first on Telemoveis.com.