Imagem: Brooke Cagle / Unsplash
A tecnologia veio abrir as portas aos professores de inglês tanto para ensinarem à distância como para se candidatarem a empregos no estrangeiro sem grandes dificuldades.
Graças à internet e a toda a informação disponível online, a jornada também se tornou menos solitária e o processo de tentativa e erro menos doloroso. De entre os conselhos mais comuns para quem quer ensinar inglês no estrangeiro com sucesso, os que se seguem são os que mais se destacam.
Como ter sucesso como professor de inglês no estrangeiro?
1. Estude os benefícios da vaga de emprego
Hospedagem e voos são apenas dois dos benefícios que podem ser encontrados nos anúncios de emprego para professores de inglês. Algumas universidades chegam mesmo a ter apartamentos destinados a professores.
Outros benefícios que podem ser encontrados nas vagas de emprego são as aulas para aprender a língua local, os seguros, a inscrição em ginásios, entre outros.
Mas, antes de se deixar fascinar pelos benefícios, certifique-se de que o ordenado não tem uma diferença muito grande em relação ao ordenado do país porque algumas empresas podem retirar esses benefícios do ordenado. Estude muito bem cada vaga e procure opiniões de antigos professores, se possível.
Os salários variam muito e dependem das qualificações dos candidatos. Para que tenha uma ideia, o salário para ensinar inglês no estrangeiro com TEFL ronda os 2.000€ na Suíça e os 2.500€ na Noruega, por exemplo.
2. Tenha em conta a cultura do país para onde vai trabalhar
O ensino não é igual em todos os países e é essencial que adapte algumas das técnicas que costuma usar ao país onde vai dar aulas. O melhor será ler um pouco sobre o país de destino antes de se candidatar.
Outro ponto essencial: aprenda nomes. Sabemos que alguns países têm turmas enormes e fica difícil saber o nome de todos os estudantes, mas faça um esforço para os decorar porque pode melhorar imenso a relação que tem com os alunos.
Ainda relacionado à cultura, use a música, programas televisivos do país ou cultura pop para captar o interesse dos alunos e ajudar na aprendizagem.
3. Use os telemóveis para preparação das aulas
Isso mesmo, a tecnologia pode ser uma excelente aliada não só em questões de aprendizagem, mas também de preparação das aulas.
As aulas podem ser preparadas com uma série de aplicações, tanto no smartphone como em tablets. A grande vantagem dos dispositivos móveis é que as apresentações podem ser planeadas a partir de qualquer lugar.
Usando as novas tecnologias também é possível agregar uma série de materiais a uma lição, oferecendo aos alunos muitos mais recursos para aprenderem inglês.
Existem, ainda, várias aplicações para aprender línguas e que podem ser um excelente exercício extra para os alunos. Não tenha medo de parecer pouco profissional ao usar estas aplicações porque podem realmente melhorar a aprendizagem dos estudantes.
Não se esqueça que, ao mesmo tempo, não deve deixar que a tecnologia seja usada em demasia em sala de aula.
4. Não tenha medo de pedir ajuda
Não importa se está a ensinar online ou em sala de aula, sempre que precisar, peça ajuda a outros professores.
Se estiver num país estrangeiro, os outros professores podem ajudá-lo a integrar-se na cultura local para que não haja uma diferença muito grande para os estudantes. Já se estiver a ensinar online, existem centenas de grupos de professores que ensinam inglês à distância.
Este apoio é especialmente importante se gosta de fazer atividades mais criativas para ensinar inglês. Os professores que se encontram no país conhecem a cultura e podem dar-lhe algumas dicas para que as suas ideias sejam bem aceites pelos estudantes.
Para terminar, não tenha medo de errar. Mesmo com toda a informação online não lhe será possível preparar-se para todos os possíveis erros. Mas não se preocupe, errar faz parte da jornada.
Só nos resta desejar-lhe umas boas aulas.
The post Prepare-se para a sala de aula: como ter sucesso como professor de inglês no estrangeiro appeared first on Telemoveis.com.