terça-feira, 22 de agosto de 2023

6 coisas que deve considerar antes de começar a investir numa rede social

Imagem de Yura Fresh por unsplash

As redes sociais são uma forma de entretenimento para 78,5% dos portugueses e o tempo médio de utilização ronda as 8 horas diárias. Isto significa que tem uma janela de cerca de 8 horas diárias para interagir com o seu público-alvo.
Esta é a importância das redes sociais e a razão pela qual estas são uma oportunidade de crescimento para as marcas. A sua gestão, no entanto, pode despender algum tempo e essa é uma das questões que deve ter em conta antes de abrir uma conta.
Quer saber que outras questões deve ter em conta? Nós ajudamos.

O que deve ter em consideração antes de investir numa rede social?

1. Porque quer abrir uma conta nas redes sociais?

Esta é a primeira pergunta que se deve fazer: qual a razão de começar este investimento?
Sabemos que investir numa rede social é importante para qualquer negócio ou marca, mas muitos começam apenas para mostrar que estão nas redes sociais. Mas, dessa forma, a conta não vai alcançar nenhum objetivo, como falaremos mais abaixo, nem suportar a missão da marca.
Qualquer conta nas redes sociais deve ter um objetivo ou uma intenção e não apenas entusiasmo de se ter uma rede social para a marca.

Imagem de Austin Distel por unsplash

2. Não invista em demasiadas redes sociais

Apesar de já não ser tão comum como há uns tempos, ainda se acredita muito que “quantas mais redes sociais, melhor”. O melhor será investir em duas ou três redes sociais, no máximo, e garantir conteúdo de qualidade.
Para que tenha uma ideia, as redes sociais mais usadas em 2023 são o Facebook, o Youtube e o Instagram. O Tik Tok também é um bom investimento e está logo abaixo do Instagram.

3. Onde está o seu público-alvo?

A pergunta que lhe fazemos é: sabe quem é o seu público-alvo? Se sim, que redes sociais costumam ser usadas por esse público? Escolher uma rede social na qual o seu público não está presente ou não é ativo é a forma mais fácil de perder tempo e dinheiro.
Diferentes redes sociais também funcionam melhor com diferentes conteúdos. É importante perder algum tempo neste ponto.

Imagem de Jakob Owens por unsplash

4. Certifique-se de que tem tempo para este investimento

Ter conta nas redes sociais é muito importante nos dias que correm, mas se não tiver tempo para o investimento e não quiser pagar para uma agência gerir as suas contas, talvez não consiga obter o resultado esperado.
Gerir uma conta em rede social significa que terá de investir algum do seu tempo em estudos e análises, planeamento de conteúdo, criação desse conteúdo e interação com a comunidade. Em alguns casos, as agências são realmente a melhor escolha até para que possa obter os resultados desejados.

5. Diferentes objetivos requerem diferentes estratégias

Se tiver um negócio, acreditamos que o seu objetivo seja aumentar as vendas. Pelo contrário, se tiver uma marca criada recentemente, dar a conhecer a sua marca será o principal objetivo.
Cada objetivo pode ter uma estratégia diferente e implica que se analisem métricas diferentes. Por essa razão, se quiser gerir as redes sem apoio de um profissional, recomendamos que estude um pouco mais sobre o assunto para garantir que a sua conta tem uma direção.

Imagem de Thai Nguyen por unsplash

6. Tem o equipamento adequado?

Por último, ter equipamento que lhe permita criar e publicar conteúdo de qualidade é essencial. A Xiaomi e a Samsung têm modelos muito bons para fotografia e vídeo a preços mais baixos. O iPhone, apesar de ter um preço mais elevado, também oferece uma excelente qualidade.
Recentemente foi lançado o Xiaomi 13 Ultra que é um telemóvel um pouco mais caro, mas que é um dos melhores telemóveis da atualidade. Os Google Pixel 7 Pro e Oppo Find X5 Pro também são telemóveis que lhe vão garantir qualidade nas fotografias e vídeos.

Ficaram dúvidas? Partilhe-as connosco.

The post 6 coisas que deve considerar antes de começar a investir numa rede social appeared first on Telemoveis.com.